Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Projecto do curso de EFA-B3 de Pastelaria

No âmbito do projecto de Diferenciação Pedagógica, os formadores do Curso de Pastelaria/Panificação desenvolveram dois projectos. O primeiro é um projecto interdomínios que tem por objectivo a elaboração de uma brochura intitulada “Doces – Verdades e Mitos”. Esta brochura será elaborada pelos formandos, no entanto, cada formador dará o seu contributo, dentro do seu módulo de formação. Desta forma, os formandos tomam consciência da aplicação concreta daquilo que teoricamente aprendem na formação. É também uma forma de compreenderem, na realidade, a importância da interdisciplinaridade, ou seja, é importante que os formandos percebam que todos os módulos de formação que têm durante o curso são importantes e acima de tudo muito úteis no desenvolvimento de determinadas tarefas.
Assim, relativamente ao projecto interdomínios, já se realizaram algumas etapas, nomeadamente:
  • Foi elaborado um inquérito sobre os Hábitos Alimentares;
  • No dia 19 de Outubro, os formandos, acompanhados pela formadora Stela Bengla e pelo coordenador externo, João Bailote, e a partir do inquérito já elaborado, saíram para o terreno e inquiriram, nada mais nada menos, do que 252 pessoas do Centro de Formação Profissional de Évora. Como se pode verificar foi uma amostra bastante significativa, a qual foi constituída por formadores, formandos e por funcionários do IEFP - CFP de Évora;
  • No dia 25 de Outubro a formadora Vera Prates, juntamente com os formandos, efectuaram a análise estatística necessária para posteriormente os dados serem tratados graficamente. Assim, os 252 inquéritos foram distribuídos pelos formandos e pela formadora em igual número, e cada um teve de calcular a frequência absoluta de cada pergunta de resposta fechada, tendo em conta as possibilidades de resposta.
  • Neste momento estão a ser tratados os dados graficamente, assim como a pesquisa, compilação e elaboração de textos para a brochura sobre doces saudáveis.
O segundo projecto foi dinamizado pela formadora Vera Prates, cujo domínio é Matemática para a Vida e teve como objectivo a diferenciação por nível, ou seja, de acordo com um determinado domínio, neste caso concreto, Perímetros e Áreas e Volumes, a formadora elaborou cartões com perguntas de níveis diferentes. Foram elaborados cartões de nível 1, com questões centradas no domínio da compreensão dos conceitos, de nível 2, com questões centradas no domínio da aplicação e cartões de nível 3, com questões centradas num patamar um pouco mais exigente, ou seja, a nível da síntese.  
Foi também criado um ficheiro autocorrectivo, onde os formandos poderam confirmar as suas respostas e esclarecer as suas dúvidas, não esquecendo claro, o apoio constante da formadora dentro da sala de aula.
Do ponto de vista da formadora este projecto superou as expectativas, uma vez que os formandos gostaram muito da ideia de terem à sua disposição questões categorizadas por nível de acordo com as suas capacidades. Para além disso os formandos também se sentiram um pouco mais motivados e com mais vontade de trabalhar.
Para avaliar o impacto deste projecto por parte dos formandos, a formadora solicitou aos mesmos que dessem a sua opinião sobre o desenvolvimento deste projecto. Assim, algumas das opiniões recolhidas foram as seguintes:

“Penso que o sistema adoptado dos cartões foi bem pensado. Pois há pessoas que não estão todas ao mesmo nível e possibilita o trabalho do formador em saber as dificuldades de cada um e em que situação se encontra. E pode possibilitar uma maior aprendizagem.”

“O processo de ensinamento feito pelo sistema de cartões e fichas que está sendo agora aplicado, no meu ponto de vista tem para o aluno uma melhor assimilação de aprendizagem das matérias dadas.”

“O processo de ensinar feito pelo sistema de cartões e fichas tem-me ajudado a exercitar mais o cérebro motivando mais a aprendizagem.”

Fica aqui um peueno filme com algumas fotografias tiradas durante o desenvolvimento do projecto.


Mais tarde será aqui colocado um exemplar do projecto final, ou seja, da brochura intitulada “Doces – Verdades e Mitos”.
Bruno Arnauth

Projecto do curso de EFA-B3 de Pastelaria

O curso EFA-B3 de Pastelaria, também incluído no âmbito do curso de Formação Pedagógica de Formadores em Pedagogia Diferenciada, tem por objectivo a criação de um Livro de Receitas com o Título "Doces - Verdades e Mitos" do qual farão parte os seguintes items:

Introdução:
- estudo realizado no CFP de Évora sobre o tema mencionado
- noção geral de mitos


Desenvolvimento:
- Apresentação dos resultados gráficos dos questionários aplicados
- Análise dos resultados estatísticos
- Gestão da qualidade e nutrição
- Doces “saudáveis”.


Bruno Arnauth

Projecto do curso de Técnico de Refrig. e Climatização - CLI

A formadora da componente CLI, Carla Rosado, do curso de aprendizagem de Técnico de Refrig. e Climatização, realizou um "mapa" com o objectivo de facilitar a constituição dos grupos de formandos, de forma diferenciada, para um exercício/trabalho prático inerente ao projecto que está a ser realizado.
Ficam aqui as fotografias dos trabalhos realizados pelos formandos com base nesse "mapa".




Trabalhos realizados pelos formandos no âmbito da CLI neste projecto:






Bruno Arnauth

2ª SESSÃO TUTORIAL

Local: Centro de Formação Profissional de Évora
Tarefa: 2ª Sessão de acompanhamento
Data: 16 de Dezembro de 2010

Ocorrência:
No dia 16 de Dezembro de 2010 decorreu a segunda sessão de acompanhamento dos projectos de Pedagogia Diferenciada desenvolvidos pelos formadores dos cursos de Pastelaria/Panificação e de Refrigeração/Climatização.
Nesta sessão, que teve a duração total aproximada de 8 horas, foi verificado e discutido o desenvolvimento de ambos os projectos.
No que diz respeito aos projectos interdisciplinares, a diferenciação das actividades desenvolvidas pelos formandos continua a basear-se no modelo teórico das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner).
Foram revistos e reajustados alguns projectos intra disciplinares e foi reconduzida a estrutura do projecto aplicado ao curso de Aprendizagem de Refrigeração e Climatização, com a solicitação da alteração do site, de forma a ir mais de encontro ao que se pretendia no início daquele projecto. Esta parte, por ser mais morosa, poderá não estar totalmente desenvolvida aquando da última reunião de acompanhamento dos projectos e apresentação dos mesmos, agendada para o dia 30 de Dezembro de 2010, para o período da manhã.
Bruno Arnauth