Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projecto do curso de Técnico de Refrig. e Climatização

A formadora da componente DSP, Maria Paula Fialho, do curso de aprendizagem de Técnico de Refrig. e Climatização, realizou um "mapa" com o objectivo de facilitar a constituição dos grupos de formandos, de forma diferenciada, para um exercício/trabalho  prático sobre o tema "Alcoolismo", inerente ao projecto que está a ser realizado.
Fica aqui a imagem desse mapa.

Bruno Arnauth

1ª SESSÃO TUTORIAL

Local: Centro de Formação Profissional de Évora
Tarefa: 1ª Sessão de acompanhamento
Data: 14 de Outubro de 2010

Ocorrência:
No dia 14 de Outubro de 2010 decorreu a primeira sessão de acompanhamento dos projectos de Pedagogia Diferenciada desenvolvidos pelos formadores dos cursos de Pastelaria/Panificação e de Refrigeração/Climatização.
Nesta sessão, que teve a duração total de 8 horas, tivemos a oportunidade de discutir o desenvolvimento dos projectos interdomínios e ponderar a hipótese de se avançar com outros projectos, mais virados para dentro de cada domínio (projectos intradomínios), onde ocorreria a diferenciação de actividades formativas tendo em conta o nível dos conhecimentos teórico-práticos revelados pelos formandos.
No que diz respeito aos projectos interdisciplinares, a diferenciação das actividades desenvolvidas pelos formandos está basear-se no modelo teórico das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner) ao passo que nos projectos intradomínios, a diferenciação das actividades formativas está assente na Taxonomia de Bloom.
Podemos concluir que os projectos interdomínios estão estruturados de modo a serem operacionalizados ainda este mês de Outubro, ao passo que mais formadores apostaram no desenvolvimento de materiais que possibilitarão uma melhoria das práticas diferenciadas nas suas sessões de formação.
Bom trabalho! (Dr. João Brilha)

Bruno Arnauth

Projecto do curso de Técnico de Refrig. e Climatização

No passado dia 14 de Outubro, na sessão de acompanhamento realizada pelo formador do curso de Pedagogia Diferenciada, João Brilha, a formadora da componente CLI, Carla Rosado, do curso de aprendizagem de Técnico de Refrig. e Climatização, realizou um "mapa" com o objectivo de facilitar a constituição dos grupos de formandos, de forma diferenciada, para um exercício/trabalho prático inerente ao projecto que está a ser realizado.
Fica aqui a imagem desse mapa.

Bruno Arnauth

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Apresentação do Projecto do curso de Aprendizagem de Técnico de Refrigeração e Climatização aos Formandos


Foi ontem, pelas 14:00h, apresentado o projecto de Formação Diferenciada, aos formandos do curso de Aprendizagem de Técnico de Refrigeração e Climatização, pela equipa de formadores, pelo coordenador externo e pelo coordenador Técnico-Pedagógico daquele curso.


Foi apresentado todo o projecto e foi explicada a base do projecto de Diferenciação Pedagógica, mostrando as 8 formas de aprender inerentes à teoria das inteligências múltiplas (Howard Gardner). Foi interessante testemunhar a interiorização dos formandos no conhecimento das diferentes formas de aprendizagem e a sua identificação com algumas destas formas.
Ficam aqui algumas imagens e um pequeno filme da apresentação.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projecto para a turma do curso de Técnico de Refrigeração e Climatização, da modalidade de Aprendizagem



A equipa constituída pelos formadores, pelo coordenador externo e pelo técnico coordenador interno do curso de Técnico de Refrigeração e Climatização, da modalidade de aprendizagem, irão desenvolver dois projectos, no âmbito da diferenciação pedagógica. O primeiro é um projecto interdomínios que tem por objectivo a construção, pelos formandos, de um quadro eléctrico de comando de uma câmara frigorífica. Neste projecto, cada formador contribuirá, no seu módulo de formação, para contextualizar a matéria no âmbito do projecto, para que os formandos tenham consciência da importância da transversalidade das matérias. A pedagogia diferenciada terá a sua aplicação prática, por parte dos formadores, ao criar, de forma diferenciada,  grupos de formandos para os trabalhos a realizar.
O segundo projecto terá como objectivo a criação de um site, pelo formador de TIC, com dois espaços distintos. Um onde serão colocados os materiais criados pelos formadores para o 1º primeiro projecto e as reflexões dos formandos ao longo do desenvolvimento do mesmo.  Terá ainda um segundo espaço destinado à criação de um e-portfolio por cada um dos formandos.
Fica aqui uma fotografia do esquema do 1º projecto:

Bruno Arnauth